lide liquido Teatro

Itaú Cultural: últimos dias para inscrições do Edital Arte como Respiro

Terminam nesta sexta-feira (10), as inscrições para o Edital “Arte Como Respiro: múltiplos editais de emergência” lançado pelo Itaú Cultural com o objetivo de ajudar artistas que perderam trabalho ou renda por conta da quarentena imposta pela pandemia da Covid-19 (“Coronavírus”). Os editais emergenciais lançados são voltados para às artes cênicas, música e artes visuais.

Segundo Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, com a ação, reafirma-se o papel de fomentar a arte, estimular a difusão do fazer cultural e provocar a capacidade criativa do setor. “Em meio à pandemia que afeta a todos nós, cada setor precisa estar ainda mais junto para buscar soluções ou formas de diminuir os impactos negativos, acolhendo os artistas obrigados a atuar isoladamente se sem remuneração, neste momento, e gerar recursos para a economia criativa”, afirma.

De acordo com o regulamento do edital, os valores pagos variam de acordo com as características do trabalho e quantidade de pessoas envolvidas. Os projetos contemplados serão incluídos na programação virtual do instituto ou exibidos nos canais dos próprios artistas com apoio do Itaú Cultural. Ao todo, serão selecionados 120 artistas de artes cênicas (circo, dança e teatro) que vão receber até R$ 10 mil (remuneração pelo licenciamento dos direitos autorais por um ano).

Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Artes Cênicas, explica que o edital contempla dois eixos para que grupos e artistas impossibilitados de fazer arte em casa possam inscrever projetos apresentados e gravados em vídeo antes da quarentena que fechou teatros e salas de espetáculo e proibiu aglomerações.

“O edital tem o propósito de abrir espaço e recursos e para toda a movimentação que vimos crescer nas redes sociais e plataformas online nesta temporada de isolamento. É uma forma de interação com esse momento tão singular. Estamos construindo e aprendendo juntos”, afirma Galiana.

A seleção contempla dois eixos. O primeiro são 90 “trabalhos produzidos na quarentena” e 30 “espetáculos cênicos completos já gravados”. A seleção será realizada pelo Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural. Os escolhidos serão informados por e-mail até o dia 25 de abril. O Itaú Cultural informa que ainda não há data de inscrição para os outros editais anunciados (música e artes visuais).

As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://itaucultural.formstack.com/forms/artecomorespiro

O Edital está disponível em: https://portal-assets.icnetworks.org/uploads/attachment/file/100214/apresenta%C3%A7%C3%A3o_artecomorespiro.pdf

O destino a fez jornalista, afinal a única coisa que sabe fazer bem é contar estórias. Ela podia estar fazendo terapia para se tornar uma pessoa melhor, mas escolheu o jornalismo como divã para lidar com as aventuras e desventuras da vida. Ana Cecília (Maceió-AL) também é mestranda em Antropologia Social e tem interesse pelo estudo das dinâmicas urbanas e seus significados.

%d blogueiros gostam disto: