Alagoas lide liquido

Coronavírus: Espetáculos são cancelados e suspensos por tempo indeterminado em Alagoas

Mais de dez grupos do segmento das artes cênicas são afetados.

Seguindo orientações do Ministério da Saúde e da OMS sobre a necessidade do isolamento social, um decreto governamental fez com que a visita presencial a salas de cinema, teatros e museus fosse suspensa. Shows, festivais e qualquer evento presencial que gere algum tipo de aglomeração foram cancelados.

As perdas em meio à situação econômica fragilizada se tornam um cenário desesperador para os artistas, que não têm previsão para retomar suas atividades.

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) suspendeu os eventos no Teatro Deodoro, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso e no Complexo Cultural Teatro Deodoro. Visitas às exposições do local estão suspensas enquanto durar a pandemia do coronavírus.

Em nota divulgada nas suas redes sociais no dia 31 de março, a DITEAL afirmou que a 21ª edição do Teatro Deodoro é o Maior Barato, que estava marcada para esta quarta-feira (01/4), foi adiada. “Diante das incertezas no atual cenário, ainda não temos previsão para o início das apresentações, porém o projeto vai ser realizado! Conversamos com os artistas que tiveram espetáculos selecionados no edital e eles foram muito sensíveis à situação”. A nota se encerra com a hashtag #fiqueemcasa

Responsáveis pelos espetáculos selecionados da 21ª edição do Teatro Deodoro é o Maior Barato em reunião com representantes da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), no dia 11/03. Foto: Divulgação

Por e-mail, a Diteal informa que o projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato conta com 15 apresentações e contaria com o seguinte cronograma:

01/04 – O Segredo da Filha do Coroné, Cia de Teatro Fulô de Mandacaru.
08/04 – Encontro de Humor com Paty Maionese, Paty Maionese e convidados.
15/04 – Dois Perdidos numa Noite Suja, Cia de Teatro Fulô de Madacaru.
22/04 – Anamnese, Andrey Vieira.
29/04 – Sala de Concerto, Diogo Oliveira, Claudiana Melo, Claudinette Lima e Ilbert Leaffá.
06/05 – Invenção e Necessidades, Vitor Pirralho.
13/05 – Branca de Neve, Cia do Imaginário.
20/05 – Cadenza, Banda Gato Zarolho.
27/05 – Poesias Secas, Cia El Gibbor.
03/06 – Há Mares, Há Lagoas, Marcos Farias.
10/06 – Reflexos, Grupo de Dança Noemi Loureiro.
17/06 – Show Concerto Íntimo, Rodrigo Avelino.
01/07 – O Caixante Viajeiro, Maquiavel.
08/07 – O Fino do Samba, Orquestra Gafieira Cai Dentro.
15/07 – Projeto 3,4, Projeto 3,4.

Fórum de Teatro de Maceió

No dia 27/3, o Fórum de Teatro de Maceió lançou uma “Carta Aberta” destinada aos órgãos públicos, em solicitação de atendimento às demandas do segmento devido a atual crise. Segundo levantamento do Fórum de Teatro de Maceió, pelo menos oito grupos e companhias do segmento das artes cênicas tiveram as suas atividades canceladas suspensas temporariamente, entre espetáculos, oficinas etc.

Sem anunciar datas, a Secretaria de Cultura de Alagoas (Secult/AL) anunciou nesta sexta (3), durante uma live no Instagram, um edital para artistas alagoanos que minimize o impacto do novo coronavírus neste segmento e para que os profissionais tenham oportunidade de continuar produzindo.

Enquanto isso não ocorre, o impacto da pandemia do novo coronavírus já é sentido no dia a dia de artistas, produtores, empresas de entretenimento e empreendedores culturais em Alagoas.

Confiram alguns dos espetáculos e atividades suspensos:

Coletivo Volante: Suspensão da circulação do espetáculo “Volante” na Semana do Dia Mundial do Teatro nas cidades de São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe e Porto de Pedras; e da temporada de “Incelença”, no Teatro Jofre Soares, com quatro apresentações em maio. Sem previsão de novas datas.

QuilomBrothers Crew: O grupo iria estrear o espetáculo “Da ponte pra cá”, com duas apresentações junto ao Sesc no Projeto Sesc temporadas e, em seguida, realizaria uma circulação apresentando o espetáculo e ministrando oficina de mediação cultural em quatro escolas públicas na cidade de União dos Palmares.

Kamilla Mesquita: Suspensão de “Medusa ao Reverso”, que ocorreria nos dias 20 e 21 de março, no Sesc- Centro.

OZinformais Cia Artistica: Espetáculo “ZumbiRevolution”, no dia 13 de Maio; e Oficinas de Teatro para alunos da rede pública.

Allexandrëa Constantino: Reestreia do Show “Mar Adentro”, em maio.

Curso livre de Teatro do Centro de Pesquisas Cênicas: Iria apresentar, no dia 19/03, com o apoio da Diteal, o espetáculo (conclusão da Turma Nível Intermediário) As Criadas para escolas da rede pública de ensino. Além deste, iríamos à cena, tbm com o curso, neste domingo, dia 05/04, com o espetáculo As Casadas Solteiras (conclusão da Turma Nível Iniciante).

Grupo Atuart’s: Ensaios suspensos de dois espetáculos (Uma comédia e um infantil).

Cleyton Alves e CenaIpc: estreia de espetáculo e Oficinas

1 comentário em “Coronavírus: Espetáculos são cancelados e suspensos por tempo indeterminado em Alagoas

%d blogueiros gostam disto: