Alagoas lide liquido

Edital para artistas alagoanos: Secretaria de cultura anuncia live nesta sexta

Em suas redes sociais, a Secretaria de Cultura de Alagoas (Secult/AL) anunciou, na madrugada de quinta para sexta (3), uma live que será realizada, às 14h, no perfil pessoal da secretária de cultura, Mellina Freitas (@mellinafreitas).

O objetivo da live é anunciar um edital para artistas alagoanos que minimize o impacto do novo coronavírus neste segmento e para que os profissionais tenham oportunidade de continuar produzindo.

Segundo Mellina Freitas, no planejamento de 2020 da Secult/AL está previsto um edital que abrange a economia criativa e que, segundo ela, poderá “auxiliar também os produtores culturais que, de alguma forma, estão sofrendo com a crise devido ao novo coronavírus”.

Por e-mail, a assessoria de comunicação da Secult/AL informou à Arribação que planeja lançar um edital para diversas atividades do segmento da cultura no estado. O objetivo do edital é de criar uma programação cultural digital para a população que está em casa nesse momento de quarentena, proporcionando um trabalho aos artistas alagoanos.

A ascom nos informou que a secretaria irá apresentar à Procuradoria Geral do Estado um modelo viável de aporte financeiro para apreciação. “O certame pretende contemplar a classe artística alagoana de maneira democrática. Uma ação inovadora, promovendo e divulgando o artista, e disseminando nossa cultura”, destaca a ascom / Secult/ AL.

Reunião com a secretária especial de cultura

A Secretária Especial da Cultura, Regina Duarte, no dia 19 de março, se reuniu por videoconferência, com os Secretários Estaduais de Cultura e do Distrito Federal. Na pauta da reunião estavam os impactos da pandemia do coronavírus (Covid-19) no Setor Cultural do país, eventuais ações conjuntas definidas entre União, Estados e Distrito Federal, instalação de um Comitê de Crise para analisar alternativas diante da situação e reativação do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Cultura.

Para as secretarias estaduais de cultura, a reunião via videoconferência do dia 19 de março foi o primeiro contato com a nova Secretária Especial da Cultura. É o caso da Secretaria de Cultura de Alagoas (Secult/AL), representada na reunião pela titular da pasta, Mellina Freitas, pelo Superintendente de Apoio à Produção Cultural, Paulo Poeta, e o técnico Cadu Ávila.

O superintendente Paulo Poeta avalia que a reunião foi proveitosa e destacou que o governo federal está disposto a acelerar o julgamento dos projetos da lei federal de incentivo. De acordo com Paulo Poeta, alguns estados estão realizando editais para socorrer os artistas. “Pedimos também que fosse liberado o restante do pagamento do edital da Ancine de 2016 e solicitamos a autorização para lançar o edital desse ano”, relatou.

Sem informar datas ou previsão de execução, durante a reunião algumas decisões foram definidas, como propor facilidades e prazos mais estendidos para projetos inscritos na Lei Rouanet que estarão em uma instrução normativa (IR).

Uma devolutiva das ideias teria previsão de ocorrer em duas semanas. Após o dia 23/3, a agenda de Regina Duarte no site do Governo Federal não foi mais atualizada.

%d blogueiros gostam disto: