Curso lide liquido São Paulo

Teoria, crítica, estética e execução: Programa Cinematographos de Estudos de cinema está com inscrições abertas

Pessoas sem ou com experiência na sétima arte podem aproveitar as aulas do Programa da Casa Guilherme de Almeida previstas para agosto.

A 2ª edição do Programa Cinematographos de Estudos de Cinema do Museu Casa Guilherme de Almeida está com inscrições abertas até 6 de junho. A formação é direcionada a pessoas que desejam ampliar os conhecimentos cinematográficos de modo dinâmico e compreender a execução e a estética dessa arte de maneira crítica. Os módulos da formação possibilitam reunir participantes sem ou com experiência na área.

Com previsão para iniciar em agosto/2020, a formação ocorrerá às terças e quintas-feiras (aulas expositivas) e aos sábados (workshops) e terá duração de quatro meses. As inscrições deverão ser realizadas preenchendo a ficha de inscrição que está no site do museu: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/cinema/

Realizado pelo Núcleo Cinematographos da Casa Guilherme de Almeida, esse programa formativo oferece dois eixos:

Aulas de teoria e história do cinema: As aulas transitarão por diferentes épocas e temas: os considerados pioneiros na realização de filmes, Georges Méliès e David Wark Griffith; o cinema de vanguarda; o cinema de autor a partir do Neorrealismo e da Nouvelle Vague; as estéticas no cinema comercial; a teorização com base nas artes visuais, na psicologia, no contexto sociocultural e no realismo, além de importantes trabalhos de teóricos contemporâneos como Jacques Aumont, entre outros conteúdos.

Parte prática de realização cinematográfica: Serão ofertadas oficinas temáticas que possibilitam vivências dos alunos com profissionais dedicados a diferentes especialidades no processo de criação de um filme. Integram o programa oficinas de desenvolvimento de roteiro, produção executiva, direção de arte, fotografia, composição de trilha sonora, montagem e edição de filme, além de atividades envolvendo crítica cinematográfica, que colaborarão para a elaboração do trabalho de conclusão do curso.

Programa Cinematographos de Estudos de Cinema

Proveniente da experiência do Núcleo Cinematographos da Casa Guilherme de Almeida, o Programa Cinematographos de Estudos de Cinema oferta, desde 2011, cursos, palestras, oficinas e exibições comentadas de filmes e documentários.

O Núcleo é formado por Marcelo Tápia, Diretor geral da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, e Lívia Nonato, Coordenadora de programação da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo.

O programa formativo será ministrado por Raphael Cubakowic, Antonio Carlos Sandoval, Franthiesco Ballerini e Donny Correia.

Raphael Cubakowic é montador e crítico de cinema. Responsável pela montagem de obras como “Fragmentos de Uma Metrópole”, “Pontos de Vista” e “Toda Sombra Parece Viva”. Foi também editor e produtor na Versátil Home Vídeo por quatro anos.

Antonio Carlos Sandoval é graduado em Cinema e trabalha na área de produção cultural há oito anos. Foi assessor cultural do Consulado de Israel em São Paulo. Atualmente, é produtor freelancer de shows para bandas internacionais alternativas e ministra diversas palestras e cursos na área do audiovisual.

Franthiesco Ballerini é jornalista, mestre e doutor em Comunicação Social. Trabalhou no Grupo Estado, onde escreveu nas áreas de cidades, economia e cultura, foi editor do caderno “Divirta-se”, edição interior, e exerceu, também, a função de repórter e crítico de cinema. Foi colunista cultural da Rádio Eldorado, tendo sido também colaborador de revistas como Bravo, Quem e Contigo!. Publicou os livros Diário de Bollywood – Curiosidades e Segredos da Maior Indústria de Cinema do Mundo (2009), Cinema Brasileiro no Século 21 (2012), Jornalismo Cultural no Século 21 (2015) e História do Cinema Mundial (2020).

Donny Correia é Doutor e mestre em estética e história da arte pela USP e crítico de cinema. Também é escritor e poeta, tendo publicado, entre outros, Corpocárcere (2013) e Zero nas veias (2015). Em 2013, tornou-se o primeiro brasileiro a ter um poema selecionado pela NASA para ser enviado a Marte a bordo da sonda MAVEN. Publica ensaios e resenhas em periódicos como O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e Psicologia em foco (PUC-PR). Também atua como professor de História e Linguagem do Cinema em instituições diversas como FMU, Academia Internacional de Cinema e Sesc. Sua obra mais recente é uma compilação das críticas cinematográficas do poeta modernista Guilherme de Almeida, publicado em 2016 pela editora Unesp: Cinematographos de Guilherme de Almeida – antologia da crítica cinematográfica.

Casa Guilherme de Almeida

Integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a Casa Guilherme de Almeida é gerenciada pela Poiesis– Organização Social de Cultura. A Poiesis desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO

Programa Cinematographos de Estudos de cinema

Prazo para a inscrição: até 6/6/2020
Inscrição aberta e via site do museu – http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/cinema/ – onde a ficha de inscrição está disponível para download e que deve ser enviada, junto com a carta de intenção e currículo, para o e-mail contato@casaguilhermedealmeida.org.br.
Vagas: 40
A única taxa é a de matrícula: R$ 200,00

Há cinco bolsas integrais para candidatos que declararem baixa renda por meio do formulário a ser solicitado pelo e-mail contato@casaguilhermedealmeida.org.br.

Local: Casa Guilherme de Almeida | Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo/SP | Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525

%d blogueiros gostam disto: