lide liquido

“Diários da crise”

Foto: Marcos Corrêa/PR/Flickr

“O que posso sugerir para produtores culturais neste momento é fazer uma espécie de “Diário da crise”, registrando adiamentos, demissões, inadimplências… Vai ser útil lá na frente”, disse Regina Duarte ao Jornal O GLOBO, em matéria veiculada no dia 18 de março.

Há exatamente duas semanas, no dia 19 de março, a Secretária Especial da Cultura, Regina Duarte, se reunia por videoconferência com 21 dos 27 secretários estaduais de cultura.

A reunião foi o primeiro contato com a nova Secretária Especial da Cultura e, por cerca de duas horas, foram discutidos os impactos da pandemia do coronavírus (Covid-19) no Setor Cultural do país, eventuais ações conjuntas definidas entre União, Estados e Distrito Federal, instalação de um Comitê de Crise para analisar alternativas diante da situação e reativação do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Cultura.

No dia seguinte, 20/3, sexta-feira, Regina Duarte seguiu sua agenda de reuniões em São Paulo com o Presidente do Sindicado da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo – SIAESP, Paulo Skaf/Presidente da FIESP e o cineasta Josias Teófilo. Com os três discutiu assuntos relacionados ao setor audiovisual brasileiro.

Na segunda-feira, 23/3, realizou duas videoconferências, a primeira, às 15h, com a Presidência do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura/CMEC e, em seguida, com a Presidência da Associação Comercial de São Paulo/ACSP e Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo/FACESP.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a secretária e sua equipe estão fazendo um levantamento do tamanho do impacto esperado nos setores do Audiovisual, Economia Criativa, Fomento e Incentivo (Lei Rouanet) e Lei da Ancine. Ela aguarda esses números e o resultado das conversas com os secretários estaduais para pedir uma audiência com representantes do Ministério da Economia e encaminhar uma proposta inicial de instrução normativa ao ministro Onyx Lorenzoni.

A devolutiva das ideias desenvolvidas na reunião os secretários teria data prevista para ocorrer em duas semanas, ou seja, hoje (2/4).

Após o dia 23/3, a agenda de Regina Duarte no site do Governo Federal não foi mais atualizada. Somente o twitter oficial da Secretaria Especial da Cultura foi atualizado no dia 27/3 com postagens divulgando uma live do artista Romero Britto, que oferecia aula de pintura gratuita, e o lançamento de um livro infantil de pinturas, do mesmo artista.

%d blogueiros gostam disto: