Agenda Cultural Ceará

Live and Blues: Roberto Lessa e Fernanda Fialho fazem show online nesta terça

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) também afetou fortemente o setor cultural, com a suspensão de eventos e cancelamento de shows, peças, espetáculos de dança, exposições em museus e festivais.

Responsável por cerca de 4% do PIB nacional, o segmento da Cultura, segundo o IBGE, emprega cerca de 5 milhões de pessoas, além de ser formado por 300 mil empresas de pequeno e médio porte. O impacto causado e prejuízo para os artistas, produtores e demais setores ligados à cultura, poderá ser milionário.

Em meio a quarentena do coronavírus e ao cancelamento de shows, artistas encontraram maneiras alternativas de fazer apresentações. Cursos, oficinas e shows online, com transmissão ao vivo e via redes sociais ou sites, entre outras atividades, foram as saídas encontradas.

É o caso de Fernanda Fialho e Roberto Lessa, músicos cearenses, que farão uma apresentação ao vivo no Instagram (@rllonewolf ) nesta terça-feira (24), às 20h30.

Roberto Lessa conta que com o isolamento devido a epidemia do coronavirus teve shows cancelados no Floresta Bar (que ocorreria hoje) e no Hard Rock Café, junto com a Casa do Blues, dia 22/3.

Na live de hoje, a dupla preparou um repertório blueseiro advindo da banda Vibrato Jam, que Fernanda Fialho é a vocalista, e do projeto Marley Blues.

Perguntado sobre qual a percepção deles sobre as alternativas (lives, cursos etc) encontradas pelos artistas durante esse período de isolamento social, Lessa afirma que da necessidade pode vir uma alternativa: “Há um tempo que já diziam que uma boa live agrega mais que tocar em certos lugares. Mas ainda há o desafio de se entender como remunerar as atividades profissionais fora da música ao vivo”, pondera o músico.

Fernanda Fialho

Cantora lírica desde a adolescência, há 4 anos desenvolveu a influência do blues e do rock n’ roll como carro chefe de sua carreira musical. Estudante de Música na Universidade Federal do Ceará é vocal líder da banda Vibratto Jam e integrante do trio de cantoras Divas do Blues, grupo este que se apresentou no Dragão Blues e no Jazz e Blues Festival 2018 de Guaramiranga – Ce. Ainda em maio deste ano, cantou nas cidades de Aveiro e Porto em Portugal assim como na cidade de Stavanger na Noruega.

.

.

Roberto Lessa

Guitarrista, vocalista e compositor nascido no Crato-CE, Roberto Lessa é o fundador de uma das bandas mais longevas da cena blues do Ceará, a Blues Label, além de ser integrante do trio Gumbo Blues.
Após quase 20 anos integrando bandas, Roberto lançou-se em carreira solo, com o lançamento, em setembro de 2018, do single “44 Blues”. A música faz parte do seu EP de estreia, “Lonewolf”, lançado em outubro do mesmo ano contendo, além desse clássico, composições suas.
Em dezembro de 2019, Lessa lançou um novo single, a música “I Don’t Need To Know Your Name”, que faz parte de uma séria de três novos singles a serem lançados até abril de 2020 nas principais plataformas de streaming.
Há 16 anos, Lessa é apresentador e produtor do programa Encontro com O Blues veiculado pela Rádio Universitária FM de Fortaleza-CE. Ele é também um dos idealizadores e membro da Associação Casa do Blues, Coletivo que reúne os principais artistas de blues do estado do Ceará.

%d blogueiros gostam disto: