lide liquido

Noite Afro encerra Carnaval no Polo Orla, em Maceió

Em 2020, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), promoveu um carnaval descentralizado, com festas em oito polos distribuídos em diversos bairros da capital.

Desde o dia 21 os foliões pularam carnaval em bairros como Pontal da Barra, Ponta Grossa, Pajuçara, Ipioca, Jacintinho, Benedito Bentes, Fernão Velho e Jaraguá. O objetivo da FMAC foi o de fortalecer a pluralidade cultural nas partes alta e baixa da cidade.

A folia foi realizada por Organizações da Sociedade Civil selecionadas pelo edital lançado no último dia 14 de janeiro, que destinou o total de R$ 140 mil para custeios de produção.

Cortejo da Banda Afro Mandela na Noite Afro do Carnaval em Maceió.
Foto: Sousandre/Arribação

Ontem (25), no Polo Orla, entre a Pajuçara e Ponta Verde, a última noite de carnaval contou com uma programação voltada a cultura afro. Realizada pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô em parceria com a Dagô Produções, a Noite Afro trouxe para a Avenida Silvio Carlos Viana os blocos Afro Afoxé e Afro Mandela, que animaram turistas e maceioenses. O público acompanhou de perto o cortejo, cantando junto e participando das coreografias comandadas pelos bailarinos de ambos os grupos.

Antes dos cortejos, por volta das 19h30, o Samba de Roda K’ Posú Betá se apresentou em frente ao palco, convidando o público a sambar junto. A noite foi encerrada com a apresentação das Mulheres na Roda de Samba, único grupo alagoano formado unicamente por mulheres.

Apresentação do Samba de Roda K’ Posú Betá.
Foto: Sousandré/Arribação

O evento contou ainda com a Feira Afroempreendedora, que trouxe muita moda e acessórios afros ao público.

Segundo Ana Melo, vocalista da banda Afro Mandela, a Noite Afro foi de grande importância, porque é o aprimoramento da cultura. “O frevo é bonito e importante, mas o axé e o afro fazem parte da cultura religiosa e da própria cidade. Com essa iniciativa nos sentimos valorizados”, enfatizou.

%d blogueiros gostam disto: