Agenda Cultural Alagoas lide liquido

Teatro Deodoro recebe exposição Carnelevarium: Prazeres da Carne

Com o objetivo de reconhecer e preservar a memória de ícones carnavalescos de Maceió, o Complexo Cultural Teatro Deodoro, localizado no Centro da cidade, recebe a partir da próxima terça (04), às 19h, a segunda edição da Exposição Carnelevarium – Prazeres da Carne.

Sob a curadoria do artista visual Levy Paz, a edição deste ano homenageia a memória de Pedro Tarzan, conhecido como o rei do carnaval alagoano que ficou famoso por sua relevância artística e sua contribuição para o carnaval de Maceió.

“O que se chama fantasia carnavalesca talvez seja como queríamos que nossa vida verdadeiramente fosse: brincante e alegre, onde aqueles pouquíssimos dias durassem uma eternidade. Por isso, a homenagem a Pedro Tarzan, um saudoso brincante alagoano, conhecido principalmente por suas fantasias bem elaboradas”, destaca a curadoria da exposição.

Carnelevarium reúne 29 obras entre pintura, desenho, escultura e instalação dos artistas Chico Simas, Weber Bagetti, Simone Freitas, Sophia Laranjeiras, Suel, Persivaldo Figueirôa, Rafael Reis, Rolderick Leão, Salles Tenório, Dênnys Oliveira, Árthemis Gabriela, Baboo, Diego Barros, G.Munganga, Nícolas Elifas, Pedro Caetano, Pedro Cabral, Jorge Vieira, Manú Constant, Lula Nogueira, Eduardo Basto, Mr. Off, Gil Lopes, Gustavo Lima, Adriana Jardim, Adriano Arantos, Ana Cláudia, Ana Karina e Sevi Ives.

Pedro Tarzan

Conhecido como o rei do carnaval alagoano, Pedro Ferreira Auta (1929-2001), o Pedro Tarzan, mantinha um ritual para confeccionar suas fantasias carnavalescas. Elas eram criadas com inspiração nos filmes a que assistia, como o Grande Guerreiro (Victor Matuse), Um Passo da Morte (Kirk Douglas) e o Último Guerreiro (Jack Palance). Desfilando pelas ruas durante as festas momescas vestido de heróis épicos de Hollywood ele se tornou logo conhecido e admirado, sendo uma importante figura do carnaval alagoano.

Pedro Tarzan com a fantasia Serra Negra. Foto: Documentário “Memórias de um Herói de Carnaval” de Pedro da Rocha

Leia mais sobre a história de Pedro Tarzan: http://vidasanonimas.tnh1.com.br/pedro-tarzan-o-rei-do-carnaval-alagoano/

SERVIÇO:

O que: Abertura da Exposição Carnelevarium II – Prazeres da Carne

Quando: 04 de fevereiro de 2020

Horário: 19h

Local: Complexo Cultural Teatro Deodoro (Centro)

Quanto: Entrada franca.

O destino a fez jornalista, afinal a única coisa que sabe fazer bem é contar estórias. Ela podia estar fazendo terapia para se tornar uma pessoa melhor, mas escolheu o jornalismo como divã para lidar com as aventuras e desventuras da vida. Ana Cecília (Maceió-AL) também é mestranda em Antropologia Social e tem interesse pelo estudo das dinâmicas urbanas e seus significados.

%d blogueiros gostam disto: