lide liquido

Adriana Barbosa recebe o Prêmio Estado de São Paulo para as Artes na categoria Cultura urbana

Nesta última quarta-feira (29), o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, homenageou, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, 15 profissionais da cultura que se destacaram ao longo de 2019 por suas realizações.

O Prêmio Estado de São Paulo para as Artes foi criado em 1950 e, em 2020, concedeu a cada vencedor um troféu e o valor de R$ 30 mil. As indicações foram feitas pelos membros do Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa; do Condephaat; da Comissão de Análise de Projetos do ProAC Expresso ICMS; e pelos secretários de Cultura dos 645 municípios de São Paulo.

Na categoria Cultura urbana, a vencedora foi a empreendedora social Adriana Barbosa, pela realização da 18ª edição da Feira Preta, o maior evento de cultura negra da América Latina.

Em 2017, Adriana foi eleita, pela Mipad (Most Influential People of African Descendent, ou Pessoas de Descendência Africana Mais Influentes do Mundo, em tradução livre), uma das 51 pessoas negras mais influentes do mundo.

Adriana Barbosa. Foto: Reprodução

Feira Preta

A Feira Preta é um evento exclusivo para empreendedores negros mostrarem a sua criatividade e inventividade nas áreas de moda, música, gastronomia, audiovisual, design, tecnologia e muitas outras.

O evento, que desde 2002 acontece todo final de ano em São Paulo, reúne empreendedores e artistas negros de todo o Brasil, com o intuito de gerar renda para a própria população negra. Na 18ª edição, ocorrida de 2 de novembro a 8 de dezembro de 2019, atingiu números grandiosos: foram 700 pessoas expondo e vendendo produtos, 600 performances artísticas, 120 mil visitantes e R$ 4 milhões circulando nos negócios.

Numa rede social, Adriana afirmou que o prêmio é resultado de uma jornada coletiva em colaboração: “uma rede de muitas mãos que se dedicaram para que a edição do ano passado premiada esse ano pudesse ter ocorrido da maneira que sonhamos e desejamos”.

%d blogueiros gostam disto: