lide liquido

Biografia de Mário de Andrade apresenta diversas facetas de um intelectual plural

Lançada em agosto de 2019 pelo Selo Estação Brasil, da Editora Sextante, Em busca da alma brasileira – biografia de Mário de Andrade, é uma biografia de fôlego e que apresenta ao leitor uma competente e profunda reconstituição do contexto histórico em que o genial escritor nasceu e viveu.

O jornalista Jason Tércio iniciou o trabalho em meados de 2010 e revisitou documentos, jornais da época, fotografias etc, na tentativa de passar a limpo um dos capítulos mais fascinantes da nossa história cultural e que inclusive pode sugerir lições para o Brasil de hoje.

Em 544 páginas diluídas em 9 capítulos, Introdução, Posfácio de Marcos Antônio de Moraes, Notas, Bibliografia selecionada, Índice onomástico e Crédito das imagens; são apresentadas as diversas facetas desse turista aprendiz, pai do Macunaíma, ousado e tímido, recatado e escandaloso, confessional e comedido, modesto e vaidoso, apolíneo e dionisíaco, singular e plural. E bota plural nisso: poeta, romancista, contista, cronista, crítico de arte, musicólogo, folclorista, fotógrafo, professor, colecionador de arte, epistológrafo, jornalista, bibliófilo, ícone da vanguarda modernista e diretor do primeiro órgão cultural no Brasil. Um oceano, como Jason Tércio assim caracteriza Mário de Andrade.

Jason Tércio

É autor de vários livros, entre eles Segredo de Estado – O Desaparecimento de Rubens Paiva, A Pátria que o Pariu e Órfãos da Tempestade. Como jornalista, trabalhou para BBC de Londres, Jornal do Brasil, O Globo e Movimento. Organizou uma coleção de livros de crônicas de José Carlos de Oliveira, e já publicou contos em antologias, jornais e sites literários.

0 comentário em “Biografia de Mário de Andrade apresenta diversas facetas de um intelectual plural

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: