Sem categoria

Prêmio Jabuti divulga finalistas de suas 19 categorias

Ontem (3/10) foi divulgada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) a lista dos livros finalistas do 61º Prêmio Jabuti, em seus quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. Em 2019, o Jabuti recebeu 2.103 inscrições, 140 a mais do que no ano passado, quando foram registradas 1.963 obras inscritas.
Formado por três especialistas por cada categoria, o corpo de jurados foi indicado pelo Conselho Curador do Prêmio, composto por Pedro Almeida, Mariana Mendes, Camile Mendrot, Cassius Medauar e Marcos Marcionilo.
A cerimônia de entrega do Jabuti acontecerá em 28 de novembro, no Auditório Ibirapuera. Os primeiros colocados receberão o troféu Jabuti e R$ 5 mil. Neste dia também será revelado o vencedor do Livro do Ano, que ganha R$ 100 mil.

Confira a lista dos finalistas do Prêmio Jabuti

O Prêmio Jabuti

De acordo com o site do Prêmio Jabuti, a história do prêmio começa no final dos anos 50, com a primeira solenidade de premiação ocorrendo no final de 1959, em solenidade simples e despretensiosa realizada no auditório da antiga sede da CBL, na Avenida Ipiranga. Jorge Amado foi o vencedor na categoria romance com a obra “Gabriela, Cravo e Canela” e a Saraiva ganhou o prêmio de Editora do Ano.

Em 2018, o Jabuti completou 60 anos e foi completamente repaginado, com objetivo de se aproximar mais do leitor, e de se tornar mais competitivo no entre autores e editores, fortalecendo ainda mais seu posto como o mais almejado prêmio literário do País.

Sobre sousandre

Nordestino, fotógrafo e editor da Arribação.

%d blogueiros gostam disto: